Depois de usar a GPU da Xbox 360 para realizar cálculos complexos paralelo, o pesquisador britânico Simon Scarle afirma que esse método não é apenas eficaz, mas também é menos caro do que outras soluções de processamento dados.
O processamento paralelo de dados permite acelerar os cálculos através da realização de operações em simultâneo e não seqüencial (ou seja, um após o outro). Este processamento paralelo é muitas vezes feito através da distribuição de tarefas em múltiplos processadores, como em um cluster de computadores.
Esta é a primeira vez que tal coisa é feita com uma única GPU para a Xbox. Como parte de sua pesquisa na Universidade de Warwick (Reino Unido), Simon Scarle desenvolveu um método para cálculos em paralelo em uma única GPU para a Xbox 360 da Microsoft, para executar simulações sobre o atividade elétrica do coração em áreas onde as células foram danificados. Este tipo de manipulação por computador requer um conhecimento detalhado do processador do console de videogame, porque o código que controla as operações do chip deve ser mudado.
A tarefa era relativamente fácil para Simon Scarle, uma vez que anteriormente ocupava uma posição ... engenheiro de software para um estúdio para desenvolver jogos de vídeo pertencente à Microsoft. Em uma entrevista à BBC, Simon Scarle informou que o desempenho do seu sistema de aproximação que poderia ser esperado de um cluster de computadores, mas apenas "uma" fração do custo.
O pesquisador está satisfeito com este sucesso, mas os resultados de seu estudo - que são publicadas na revista Biologia Computacional e Química - que, no entanto, indica que o sistema demonstra que o aparecimento de certos tipos de arritmias (distúrbios de energia eléctrica coração) perigoso não pode ser previsto por causa da limitação dos sistemas de computador.
0 comentários:
Postar um comentário