quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Vantagens do resfriamento a líquido



As novas workstations Z400 e Z800, da HP, oferecem a opção de resfriamento a líquido do processador. Mas você sabe mesmo como esse sistema funciona e quando optar por ele? Sem crise. A gente explica os detalhes.

No sistema de resfriamento tradicional, uma ventoinha é acoplada sobre dissipadores de calor para resfriá-los por meio de ventilação forçada. O ar quente resultante do resfriamento do processador é eliminado dentro do gabinete da máquina.

Basicamente, o sistema de resfriamento a líquido funciona com o princípio da transferência de calor de um corpo mais quente para um corpo mais frio. Ele é composto por uma placa de transferência térmica, uma bomba de circulação, tubos de borracha especial, reservatório de líquido, ventoinha e uma espécie de radiador em miniatura.

Uma placa é acoplada sobre o processador e, por ela, passa o líquido que absorverá o calor. A energia térmica passa do processador para a placa, aquecendo o líquido. A bomba de circulação faz com que o líquido aquecido seja conduzido ao radiador em miniatura. Nele, o líquido circula dentro de dissipadores de calor que serão resfriados pela ventoinha, por meio de ventilação forçada, expelindo o ar quente para fora do gabinete da workstation.

O líquido resfriado é conduzido para o tanque de reserva e volta a circular pelo circuito através de tubos especiais de borracha, graças à ação da bomba de circulação.

Segundo estudos realizados pela HP, uma das principais vantagens do sistema de resfriamento a líquido é o melhor desempenho do processador sem o aumento do ruído, geralmente causado pelo método tradicional de refrigeração. E não custa lembrar que, quanto melhor a condição térmica, melhor será o desempenho do processador.

O sistema também evita a circulação do ar quente, proveniente do resfriamento do processador, pelo interior da workstation. Isso ajuda a otimizar o resfriamento de outros componentes, como placas gráficas e módulos de memória RAM.

Outra grande vantagem, indicada pelos estudos, é o maior conforto acústico proporcionado pelo sistema de resfriamento a líquido. Testes demonstraram que certos tipos de ruído podem distrair mais do que outros, especialmente aqueles de modulação irregular e alta frequência. O sistema de resfriamento a líquido elimina ruídos agudos, semelhantes a um zunido, causados pela passagem do fluxo de ar forçado entre os dissipadores de calor.

Se você deseja menos ruído, mais desempenho e melhor dissipação de calor, sua opção é o sistema resfriamento a líquido.

0 comentários:

Postar um comentário