
Os presságios estão no ar já há algum tempo, mas agora ficou claro que o PMP (tocador portátil de mídia) tradicional está morto, como um canivete suíço enferrujado e com as lâminas cegas. No lugar deles temos… o smart-PMP.
Não queria falar especificamente sobre um produto, mas sim, o assunto é o iPod Touch: estamos falando de plataformas. Que rodam apps. Para as quais seja possível desenvolver ótimos programinhas. Em outras palavras, um bom PMP não tem apenas um ótimo suporte a codecs e é capaz de reproduzir vídeos HD — ele conecta você ao Twitter e Facebook ou diz um bom lugar por perto pra você comer.
Não ficou convencido? Dá uma olhada no novo Archos 5, que deixou o sistema operacional proprietário de lado e agora usa o Android. Ou o Creative Zii, que também deve ter Android. Se você não é líder de mercado, adotar uma plataforma com vários apps é um bom jeito de competir.
A própria Apple disse que os iPods tradicionais estavam para morrer: daí eles colocaram uma câmera no Nano, para mantê-lo vivo por mais uma geração ou duas. Tá, o Sony X-Series se mantém sem um sistema operacional assim, mas ele está mais para um anacronismo que para uma regra geral — ele não é extensível, e o navegador de internet dele é horrível.
O argumento acaba chegando no Zune HD, lançado esta semana. Ele está numa posição estranha, basicamente porque o OS móvel da Microsoft está no limbo. Em outras palavras, não se pode desenvolver apps facilmente nem para o Zune HD, nem para o Windows Mobile, o que Brian Seitz, da equipe do Zune na Microsoft, praticamente admitiu: "O que nós não queríamos era construir duas lojas de apps que não funcionassem juntas".
Então não existe uma app store aberta, mas por enquanto a própria Microsoft disponibilizará aplicativos feitos por um punhado de desenvolvedores escolhidos por ela. Então só nos restam alguns joguinhos e, em breve, apps para Twitter e Facebook. Mas o que está claro é que se pode desenvolver programas para o Zune. E parece inevitável que isso se tornará comum com a próxima versão do Windows Mobile, ou o misterioso Projeto Pink, se isso for algo diferente — pelo menos a Microsoft está trabalhando sério para que o Zune tenha futuro.
Em outras palavras, está bastante claro agora que o PMP tradicional agra é passado, substituídos por PMPs com sistemas operacionais móveis. São smartphones sem o "phone", e mesmo sem esse grande elemento, eles ainda têm seu mérito — são mais um computador de bolso, com internet e apps, do que um tocador de vídeo com algumas firulas a mais.
0 comentários:
Postar um comentário